Comunicação e harmonia no lar
Postado 05/03/2024 20H41
Fernando Augusto- Teólogo e Historiador
COMUNICAÇÃO E HARMONIA NO LAR
Dois textos que se completam. Primeiramente, o texto do livro de Malaquias, no capítulo 4, é uma referência a Elias e o Dia do Senhor. Há uma referência bem explícita, há um tipo de conversão, é a conversão dos pais aos seus filhos e a conversão dos filhos aos seus pais.
Nós poderíamos ampliar este texto sem alterar o seu espírito, também dizendo, se há conversão dos pais aos filhos e dos filhos aos pais, há também conversão do esposo a esposa e da esposa ao esposo, conversão da sogra ao genro, conversão do genro à sogra (embora seja muito difícil, mas pode acontecer), conversão dos avós ao netos, dos netos aos avós.
O que temos aqui é a descrição de um belíssimo dia que ia acontecer, que Malaquias chama de “o Dia do Senhor”. Portanto um dia de bênção. As bênçãos que estão escritas aqui no Livro de Malaquias, são as bênçãos para todo o povo. E diz aqui, “o povo será feliz” e o povo conhecerá a felicidade.
Isto em relação ao anúncio de alguém que viria, Elias. Elias iria pregar este tipo de conversão.
O texto do Novo Testamento que está no Livro de Lucas 1:17 fala de alguém que viria, é o anúncio do nascimento de João Batista, o precursor de Jesus Cristo. Repetindo as lições do Antigo Testamento, o evangelista São Lucas diz: “Ele virá no espírito de Elias”, isto é, não há nenhuma pregação espírita aqui, não é nenhuma reencarnação. Ele virá com o mesmo espírito de luta, com o mesmo espírito de renúncia, com o mesmo espírito de apelo, o mesmo tipo de mensagem, que é a mensagem de Elias. E diz aqui: “João pregara a conversão dos pais aos filhos e dos filhos aos pais”.
Explicada as duas referências e a conexão que há entre elas, vamos, portanto, ao assunto sobre a comunicação na família.
Hoje, a questão da comunicação é tão complicada que, inclusive, há teorias da comunicação. Teorias da comunicação que os empresários às vezes usam em suas empresas, que a mídia usa nos seus empreendimentos. Há muitas teorias sobre comunicação. Ora, antes de haver estas teorias que procuram ensinar como é e como tem que ser o conteúdo da comunicação e assim por diante, antes de haver todas estas coisas que podemos chamar de moderna, ou pós-modernas, tanto Malaquias quanto Lucas já falaram de um tipo de comunicação na família. Este tipo de comunicação é a conversão dos pais aos filhos e dos filhos aos pais... É uma comunicação verdadeira, uma comunicação que não está sujeita a própria programação da mídia, porque é feita à base da conversão, da genuína conversão. Sabemos que, do ponto de vista da comunicação, o que importa para os seus teóricos é a comunicação em si e não a verdade da comunicação, comunicou está comunicado, fez-se a comunicação está tudo resolvido.
Os especialistas da comunicação não se detêm em examinar o seu conteúdo, na verdade não interessa para eles, mas do ponto de vista da comunicação cristã na família de Deus, o conteúdo é muito mais importante do que aquilo que está na aparência. Então, a Bíblia trata da comunicação de forma muito séria, muito mais séria do que tratam os teóricos da comunicação.
A cultura da mídia é perigosa....
No Brasil, o detentor de um poder de comunicação, de uma televisão, se quiser fazer um presidente da República, ele faz, porque tem a mídia e com isso manipula e, ao manipular, cria a chamada cultura midiática.
O que queremos falar a você é como administrar problemas situações difíceis na família... Situações tão difíceis que tem envolvido pessoas da igreja.
Para administrar estas situações difíceis dentro das igrejas cristãs é preciso que se cuide muito bem da comunicação. Uma comunicação muito especial, que deve haver entre todos numa família. A comunicação é a conversão dos pais aos filhos e dos filhos aos pais.
Categoria: